PSEUDOTUMOR CEREBRAL !! UMA DAS CAUSAS DE CEFALÉIA.
A hipertensão intracraniana idiopática (HII), também conhecida como pseudotumor cerebral, é um distúrbio cerebral onde a pressão intracraniana encontra-se elevada , sem haver uma causa secundária para isso.. Ocorre principalmente em mulheres em idade fértil e com sobrepeso. Sua causa não é conhecida . O que se sabe é que há um excesso de líquido cerebral sendo produzido, ou uma falha da absorção deste líquido, denominado de liquor cefalorraquiano, ou as duas coisas juntas, e este desbalanço é o que causa os sintomas da doença. É caracterizada pela pressão intracraniana elevada e pelos sinais e sintomas associados a ela em um paciente alerta e orientado, mas sem achados neurológicos localizatórios.
Existem doenças que causam a inflamação desta bainha, e são conhecidas como doenças desmielinizantes.
Os sinais e sintomas clínicos incluem cefaléia, zumbido pulsátil, papiledema, obscurecimentos visuais transitórios, perda visual, dor cervical, dorsalgia, e diplopia . Não há evidências de deformidade nem de obstrução do sistema ventricular, e os estudos neurodiagnósticos são normais, exceto pela pressão do líquido cefalorraquidiano (LCR) elevada e pelos sinais dos exames de neuroimagem relacionados( Ressonância Magnética Cerebral , AngioRessonância venosa, Ultrassonografia da bainha nervo óptico). Além disso, não há causa secundária aparente de hipertensão intracraniana.
Algumas medicações, como o excesso de vitamina A tratamento com hormônio do crescimento (GH) , tetraciclina ,corticóides , são associadas a maior frequência de Pseudotumor.
O objetivo do tratamento é reduzir a pressão intracraniana, através da própria punção liquórica e medicamentos específicos (acetazolamida, furosemida). Além da conduta de perda de peso nos pacientes com obesidade associada. Em relação aos casos com sintomas graves , progressivos e refratários ao tratamento inicial, o tratamento cirúrgico poderá ser indicado(Derivação lombo- peritoneal , Fenestração dos nervos ópticos, Angioplastia e stent no seio venoso cerebral ). A HII pode ser autolimitada ou ter uma evolução crônica ao longo da vida.