Estima-se que 10% dos pacientes que procuram o clínico geral apresentem a tontura como queixa principal, porcentagem essa que sobe pra 20% se o especialista procurado for o neurologista ou otorrinolaringologista.
Embora é uma queixa comum e possa ser benigna, as tonturas podem ser o primeiro sintoma de doenças de maior gravidade como: Acidente vascular cerebral (AVC), tumores cerebrais, entre outros.
A tontura é definida como uma ilusão de movimento, que pode contemplar várias características: flutuação, vertigem, desequilíbrio, lateropulsão etc. É um sintoma de avaliação subjetiva, não mensurável.
É um dos principais sintomas das vestibulopatias, mas nem sempre sua origem se dá no labirinto, podendo ser secundária a problemas neurológicos, visuais, cervicais, somatossensitivos ou é uma manifestação de uma doença clínica sistêmica (cardiopatias, arritmias, distúrbios metabólicos, uso de medicamentos....)
Com a finalidade de facilitar o entendimento, as tonturas foram classificadas em 5 grandes grupos:
1)A Vertigem é definida como a sensação de rotação, seja do corpo ou do ambiente. É a forma mais comum das tonturas.
Geralmente tem início súbito, pode ocorrer em surtos que eventualmente são desencadeados por gatilhos, e podem ser acompanhados de náuseas ou vômitos quando mais intensa. Pode ser permanente, transitória, postural e acompanhada por dificuldade da marcha, desequilíbrio e dificuldade de manter a fixação da imagem.
Na maioria das vezes a vertigem é resultado de um distúrbio vestibular periférico ou central (sistema nervoso central).
2) Pré Síncope: É a sensação de desmaio iminente, que tem início muitas vezes com escurecimento ou turvação visual. Pode estar associado a distúrbios cardiovasculares, hipotensão postural, hipoglicemia, etc..
3) Desequilíbrio: É definido como a dificuldade de manter a postura com envolvimento do corpo. Não há tontura específica e geralmente é secundário à outra patologia.
4) Flutuação: Seria definida como sensações mal definidas como zonzeiras, cabeça leve, cabeça pesada. Geralmente associadas a distúrbios emocionais, efeito colateral de drogas, distúrbios metabólicos.
5) Síndrome Multissensorial: É caracterizada quando agrupa vários tipo de tonturas, como ocorre no idoso, e esta associada a vários fatores etiológicos: neurovasculares, psiquiátricos, medicamentos.
Procure um de nossos especialistas para avaliar seus sintomas.