• (34) 3236-4444

  • contato@ind-neuro.com.br

All fields are required.

Close Appointment form
Logo - IND
  • O Instituto
  • A Neurologia
  • Procedimentos e exames
  • Blog
  • Convênios
  • Contato

Tontura ou Vertigem?

Dr. Marcos M. Lofrano

  • Home
  • blog
  • Tontura ou Vertigem?
icon

Estima-se que 10% dos pacientes que procuram o clínico geral apresentem a tontura como queixa principal, porcentagem essa que sobe pra 20% se o especialista procurado for o neurologista ou otorrinolaringologista.

Embora é uma queixa comum e possa ser benigna, as tonturas podem ser o primeiro sintoma de doenças de maior gravidade como: Acidente vascular cerebral (AVC), tumores cerebrais, entre outros.

A tontura é definida como uma ilusão de movimento, que pode contemplar várias características: flutuação, vertigem, desequilíbrio, lateropulsão etc. É um sintoma de avaliação subjetiva, não mensurável.

É um dos principais sintomas das vestibulopatias, mas nem sempre sua origem se dá no labirinto, podendo ser secundária a problemas neurológicos, visuais, cervicais, somatossensitivos ou é uma manifestação de uma doença clínica sistêmica (cardiopatias, arritmias, distúrbios metabólicos, uso de medicamentos....)

Com a finalidade de facilitar o entendimento, as tonturas foram classificadas em 5 grandes grupos:

1) A Vertigem é definida como a sensação de rotação, seja do corpo ou do ambiente. É a forma mais comum das tonturas.

Geralmente tem início súbito, pode ocorrer em surtos que eventualmente são desencadeados por gatilhos, e podem ser acompanhados de náuseas ou vômitos quando mais intensa. Pode ser permanente, transitória, postural e acompanhada por dificuldade da marcha, desequilíbrio e dificuldade de manter a fixação da imagem.

Na maioria das vezes a vertigem é resultado de um distúrbio vestibular periférico ou central (sistema nervoso central).

2) Pré Síncope: É a sensação de desmaio iminente, que tem início muitas vezes com escurecimento ou turvação visual. Pode estar associado a distúrbios cardiovasculares, hipotensão postural, hipoglicemia, etc..

3) Desequilíbrio: É definido como a dificuldade de manter a postura com envolvimento do corpo. Não há tontura específica e geralmente é secundário à outra patologia.

4) Flutuação: Seria definida como sensações mal definidas como “ zonzeiras”, “cabeça leve”, “cabeça pesada”. Geralmente associadas a distúrbios emocionais, efeito colateral de drogas, distúrbios metabólicos.

5) Síndrome Multissensorial: É caracterizada quando agrupa vários tipo de tonturas, como ocorre no idoso, e esta associada a vários fatores etiológicos: neurovasculares, psiquiátricos, medicamentos.

Procure um de nossos especialistas para avaliar seus sintomas.

  • Compartilhar :

  • Tweet

Tag(s):


Buscar artigo
Categorias
  • Todas as postagens
  • Dicas
  • Artigos
  • Doenças
Outras publicações
  • Neurologia e SARS-CoV2
  • CEFALÉIA EM SALVAS - O QUE É ISSO!? QUE DOR É ESSA?
  • O que é epilepsia?
  • Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS)
  • Esclerose lateral amiotrófica / ELA
  • Tiques e a Síndrome de Tourette
  • Dor neuropática.... O que é isto?
  • Tremor Essencial
  • Esclerose Múltipla
  • Tontura ou Vertigem?
  • Uso de toxina botulínica em distúrbios do movimento
  • Doença de Parkinson
  • Distonia e seus tipos
  • Acidente vascular cerebral
  • Ataxias Espinocerebelares
  • Hanseníase: Uma doença primariamente neural.
  • Cefaleia - Dor de Cabeça
  • Conscientização da Doenca Alzheimer
  • Demência
  • Atrofia Muscular Espinhal
  • Neuropatias Toxicas
  • o que é neurite óptica?
Tags IND

diabetes mellitus neuropatica diabética tremor tremor essencial distonia doenças atrofia esclerose ela demência Neurologia sono dicas parkinson dicas orientações gerais

Fale Conosco

(34) 3236-4444


contato@ind-neuro.com.br


@ind_neuro


R. Machado de Assis, 36
Martins, Uberlândia - MG

Deixe sua sugestão aqui

Últimas Notícias
  • o que é neurite óptica?
  • PSEUDOTUMOR CEREBRAL !! UMA DAS CAUSAS DE CEFALÉIA.
© IND . Todos os direitos reservados.