A cefaleia é o termo usado para designar a dor de cabeça. É um sintoma que pode ocorrer isoladamente, como uma manifestação de um quadro clínico sintomático agudo (Ex: enxaqueca) ou como um dos sintomas de uma doença em desenvolvimento (Ex: tumor cerebral, meningite, sinusite.).
A CEFALEIA é umas das queixas mais frequentes da prática clínica sendo que 50% da população geral tem dor de cabeça durante um determinado ano e mais de 90% refere história de cefaleia durante a vida. A média da prevalência de migrânea (enxaqueca) ao longo da vida é de 18% e a média estimada da prevalência durante o último ano de 13%.
Existem mais de 200 tipos de Dor de cabeça, sendo que de acordo com a Classificação da Sociedade Internacional de Cefaleia, podemos dividi-las em:
. Cefaleias Primárias onde elas próprias são a doença e o sintoma; . Cefaleias Secundárias onde elas são decorrentes de uma outra patologia (doença).
Dentre as principais Cefaleias Primárias encontra-se: a migrânea (enxaqueca), a cefaleia tipo tensional, cefaleia em salvas, cefaleia crônica diária, e as hemicrânias.
Embora muitos dos pacientes que procuram avaliação médica por causa de uma dor de cabeça apresentem uma cefaleia primária, existem alguns sinais de alerta que chamam a atenção do médico para averiguar uma causa secundária da dor.
. SINAIS DE ALARME NA AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO DAS CEFALEIAS . CEFALEIA DE INÍCIO SÚBITO. . CEFALEIA QUE SE INICIA APÓS 50 ANOS . CEFALEIA COM CARACTERÍSTICAS PROGRESSIVAS . CEFALEIA DE INICIO RECENTE EM PACIENTE COM NEOPLASIA OU HIV . CEFALEIA COM DOENÇA SISTÊMICA . CEFALEIA COM ALTERAÇÃO NO EXAME NEUROLÓGICO / SINAIS NEUROLÓGICOS FOCAIS . CEFALEIA ASSOCIADA A EDEMA DE PAPILA . CEFALEIA DESENCADEADA POR ATIVIDADE FÍSICA/SEXUAL . CEFALEIA COM MUDANÇA NAS CARACTERÍSTICAS DA DOR
O conhecimento e a compreensão da classificação atual das cefaleias e de seus critérios diagnósticos, bem como a identificação correta do tipo de cefaleia que o paciente apresenta são fundamentais para o sucesso do tratamento.