Os tiques são movimentos repetitivos que comportam algum grau de controle voluntário. Possivelmente estão relacionados à alteração do sistema dopaminérgico no sistema nervoso central.
Tiques transitórios, que permanecem por um ano, são muito comuns na infância. Alguns indivíduos persistem com o tique localizado em alguma parte do corpo, normalmente na face.
Antigamente, considerava-se como causa mais relevante um fator psicológico. Atualmente, o fator psicológico é um agravante ou desencadeante, mas não a causa.
Os agentes responsáveis podem ser disfunções de neurotransmissores cerebrais, especialmente a dopamina, conforme já mencionado e em certos tipos o fator genético pode ser relevante.
Na denominada Síndrome de Tourette ocorrem tiques múltiplos, não apenas motores, mas fônicos também. Podem estar presentes ainda movimentos de automutilação, como bater a cabeça, bater em si mesmo e colocar o dedo nos olhos.
Um dos tipos de tratamento indicado para o controle é a terapia cognitiva além de medicamentos que também reduzem a intensidade dos tiques.