Doppler Colorido de Vasos Cervicais (Carótidas e Vertebrais)
Doppler Colorido de Vasos Cervicais Arteriais Bilateral (Carótidas e Vertebrais)
Descrição do Exame: O exame de ultrassonografia com Doppler Colorido dos vasos cervicais é um método não invasivo de diagnóstico por imagem. As imagens são obtidas em tempo real, por ondas sonoras de alta frequência ( ultrrassom). O método não utiliza radiação, portanto não existem contraindicações. Com o doppler colorido é possível avaliar o fluxo nos vasos cervicais ( artérias e veias) . O paciente fica deitado com o pescoço inclinado em direção oposta ao lado que será examinado. No local examinado, aplica-se um gel e move-se um transdutor, que capta imagens em cortes transversais e longitudinais.
Indicação do exame: Avaliação do fluxo de sangue nas artérias carótidas e vertebrais, auxiliando no diagnóstico de doença aterosclerótica, aneurismas, angulações, dissecções, arterites e outras afecções que podem acometer as artérias carótidas e vertebrais. Algumas indicações para realização do exame são: ataque isquêmico transitório, sopros na região cervical, acidente vascular cerebral, acompanhamento de pacientes com estenose carotídea e acompanhamento após angioplastia carotídea e endarterectomia.
Atualmente também é utilizado para a identificação da presença de espessamento médio intimal, que é precursor da placa ateromatosa, e que está associada ao aumento do risco cardiovascular. Desta forma estabelecendo metas mais rigorosas no controle dos fatores de risco, como do colesterol, tornou-se ferramenta importante na estratégia de prevenção das doenças cardiovasculares o que faz parte das novas diretrizes nacionais e internacionais. As artérias carótidas e vertebrais são responsáveis por transportar o sangue do coração até o cérebro.
Preparo: Não há restrições para o exame.